15 setembro 2011

Ecos da Palavra


Por THIAGO DE OLIVEIRA RAYMUNDO
SEMINARISTA DO 2º ANO DE TEOLOGIA 
SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO DE POUSO ALEGRE


A Bíblia é Palavra de Deus inspirada e registrada em linguagem humana, a partir da ação do Espírito Santo e da colaboração de homens e mulheres que nos precederam na Fé. É a partir da Sagrada Escritura que Deus também se revela. Além disso, é nela que se encontram as experiências que muitos, os nossos primeiros Pais e Mães e as primeiras comunidades cristãs, fizeram d'Aquele que É entre nós (Ex 3,14), que libertou, conduziu e salvou seu povo eleito. No presente, a Igreja busca viver os ecos da Palavra.
  P
ermanente. A Palavra de Deus é o Verbo presente na Criação, feito Homem e Redentor da humanidade. É também mensagem do Pai comunicada pelo Espírito através do Filho e de muitas pessoas que fizeram experiência de Deus ao longo de muitos séculos. Por via oral e escrita, muitos se iluminaram por esta Palavra e, até o hoje da História do Povo de Deus, ela é a orientação daqueles que seguem o Cristo. Por isso, esta Boa Notícia do Reino é permanente, antiga e, sempre, nova. "Fostes regenerados, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a Palavra viva de Deus, a qual permanece para sempre" (1Pd 1,23).
   A
nunciada. Profetas, o Verbo encarnado e os primeiros cristãos anunciaram a mensagem divina do Alto. Com o passar do tempo, a Bíblia constituiu-se como anúncio de Deus. É, pois, o fundamento da fé cristã, que necessita ser também anunciado para que todos possam ter Vida em abundância (Jo 10,10). Se não houver quem anuncie a Palavra de Deus, quem a pregue e a viva, quem poderá conhecê-la? A Palavra do Senhor deve continuar o seu caminho e ser glorificada (2Tes 3,1).
  L
itúrgica. A Palavra também é celebrada no sagrado serviço realizado por uma comunidade para o louvor de Deus e a santificação do povo. A prática litúrgica toma seu significado da Sagrada Escritura (Sacrosanctum Concilium 24). Esta proporciona a memória da fé, requisito imprescindível para que haja uma boa liturgia e fiéis comprometidos com o culto e com sua vivência no transcorrer do cotidiano. Ela recorda, traz sempre ao coração do cristão, a mensagem de Deus e os fatos que marcaram o seu povo. Ela exorta, orienta a vida da comunidade, segundo um projeto divino de vida sempre integral, livre e humano.
  A
nimada. O Espírito é quem iluminou o registro dos textos da Sagrada Escritura (Dei Verbum 11). Por isso, há inspiração divina em toda a Bíblia. Em suas páginas, é possível encontrar Deus, guarda e sombra dos homens (Sl 121,5). Ela ilumina a vida de seus leitores, mostrando a pedagogia divina (Dei Verbum 15). Comunica o Espírito àqueles que a ela acorrem, sedentos de Vida e com ânsia do Amor, que preenche os vazios humanos e salva.
  V
ivida. A Palavra de Deus relata a vida das pessoas que experimentaram a presença viva de Deus em seu meio, em sua história. Estas experiências iluminam a vida daqueles que se deixam guiar por elas. Nada melhor do que ler o texto sagrado a partir da vida presente e da fé da Igreja. A Vida é, pois, uma das portas de entrada para o mundo da Bíblia. É sempre oportuno encontrar elementos semelhantes entre o presente do leitor e o passado do autor sagrado e dos personagens bíblicos. "A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada (...). Não há criatura oculta à sua presença" (Hb 4,12-13).
  R
evelada. Deus se nos revela (Dei Verbum 2). Esta é a sua vontade totalmente livre e amorosa, que proporciona ao ser humano conhecê-lo à medida que se manifesta. Esta revelação dá-se de muitas formas e, dentre elas, na Sagrada Escritura. Nesta, Deus "nos dá a conhecer o mistério da sua vontade, conforme decisão prévia que lhe aprouve tomar para levar o tempo à sua plenitude" (Ef 1,9-10a). Este é, pois, o plano divino da Salvação.
  A
nagógica. O futuro da glória em Deus: esta é a esperança de todo cristão, alimentada através da Palavra e da sua perspectiva escatológica. A Sagrada Escritura também nos aponta o cumprimento da promessa divina da volta do Filho do Homem (Mt 25,31) e quando Deus será tudo em todos (1Cor 15,28). É mensagem de conforto diante das desesperanças humanas, pois a esperança que ela revela jamais decepciona (Rm 5,5). Está voltada para os últimos fins, compreender isto é importante para que haja uma interpretação mais completa do texto sagrado. Para o Povo de Deus, a Palavra é instrumento que guia todas as nações na caminhada em direção à Luz (Ap 21,24) e para o tempo de restauração de todas as coisas (Lumen Gentium 48).
            Que estes ecos da Palavra reverberem sempre na Igreja para que esta possa fazer da Escritura lâmpada para os pés, luz para o caminho, herança para sempre e alegria para o coração (Sl 119,105.111).



 
Powered by Blogger