30 agosto 2011

Proposta de oração inicial para encontro com catequistas



ORAÇÃO DE CHEGADA (em pé)


Dirigente: Irmãos e irmãs, a voz de Deus Pai nos comunicou o dom da vida, chamou-nos não só a viver, mas a sermos pessoas. Deu-nos inteligência, amor e liberdade. No Batismo, pronunciou o nosso nome e nos adotou como filhos e filhas, irmãos e irmãs menores de Jesus, seu Filho único.
Todos: Estamos aqui porque a voz de Deus nos comunicou a vida.
Leitor 1: Queremos comunicar ao mundo que o chamado não se perdeu no vento, mas ressoa em nosso coração. E nossa vida é a resposta.
Todos: O chamado ressoa em nosso coração. E nossa vida é a resposta.
Leitor 2: Somos semelhantes a Deus: inteligentes para conhecê-Lo, livres para responder a seu chamado a cada dia e sensíveis para acolher e comunicar seu amor.
Todos: Somos semelhantes a Deus: sensíveis, inteligentes e livres para a colher e comunicar seu amor.

Canto: 1. Se ouvires a voz do vento chamado sem cessar. Se ouvires a voz do tempo mandando esperar.
A decisão é tua. A decisão é tua. São muitos os convidados. São muitos os convidados. Quase ninguém tem tempo. Quase ninguém tem tempo.

Leitor 3: Jesus Cristo, Filho amado de Deus, quis ser nosso irmão maior. Por sua morte e ressurreição nos adotou como irmãs e irmãos menores. O Pai nos chama a segui-Lo e o Espírito Santo é o companheiro inseparável de nosso caminho.
Todos: Jesus nos adotou por irmãos menores e o Espírito Santo nos acompanha no caminho.
Leitor 4: O Espírito, Deus comunicação, nos consagra pela graça batismal e pela confirmação. Inspira e acompanha nossos passos nas pegadas de Jesus, rumo ao projeto que o Pai tem para cada um de nós.
Todos: O Espírito, Deus comunicação, nos consagra, inspira e acompanha.
Dir.: Por isso estamos aqui, em nome da Trindade.

Canto: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Todos: Deus amado, santifica-nos com a graça batismal do Espírito e faz de nós irmãos e irmãs de todos. Que possamos conhecer Jesus, nosso Mestre, e comunicar teu amor a todas as criaturas. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso irmão mais velho, pelo Espírito Santo, comunicador de tua graça. Amém.

ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS (em pé)
Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.

Proclamação: Lc 24,13-35.

(Momento de meditação - sentados)


OFERTÓRIO
Dir.: Que cada um possa re-cordar, trazer ao coração, a Catequese na arquidiocese e em nossas paróquias de origem e ofertar ao Deus-Caminhante aquilo que é o mais significativo.

Leitor 1: Oferecemos, Deus da vida, os familiares que cuidam de nós e que precisam de nossa presença e de nosso amor.
Leitor 2: Oferecemos, Pai de amor, as comunidades cristãs que comunicam o Evangelho de teu Filho Jesus com fé e dedicação.
Leitor 3: Oferecemos, Deus misericordioso, as esperanças e os sonhos de cada criança, jovem e adulto que vive no mundo, em busca de amizade, respeito, perdão e espaço para viver e amar.
Leitor 4: Oferecemos, Abbá, cada catequista de nossa Arquidiocese, que desejam caminhar seguindo as pegadas de teu Filho e Nosso Irmão.

Canto: A Catequese é para ti, Senhor (4x). Porque Tu nos deste a vida. Porque Tu nos deste o existir. Porque Tu nos deste o carinho, nos deste o amor.

ORAÇÃO FINAL

Fica conosco, Senhor, porque precisamos de tua presença para não te esquecermos. Sabes como é fácil podermos te abandonar. Fica conosco, Senhor, porque somos fracos e precisamos de tua força para não cairmos tantas vezes. Fica conosco, Senhor, porque és nossa vida e sem ti perdemos o fervor. Fica conosco, Senhor, porque és nossa luz e sem ti só vemos a escuridão. Fica conosco, Senhor, para nos dares a conhecer a tua vontade. Fica conosco, Senhor, para que ouçamos a tua voz e te sigamos. Fica conosco, Senhor, pois desejamos amar-te muito e estarmos sempre em tua companhia. Com esse amor tão forte, desejamos nos entregar a ti com todo o nosso coração, enquanto estivermos na terra e continuar a te amar com inteira perfeição durante toda a eternidade. Amém.

Dir.: Que a Palavra amorosa do Pai envolva nossa inteligência.
Todos: Amém.
Dir.: Que o olhar amigo do Filho ilumine nosso coração.
Todos: Amém.
Dir.: Que a força libertadora do Espírito Santo impulsiona nossas decisões.
Todos: Amém.
Dir.: Vamos em paz, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

 
Powered by Blogger