10 janeiro 2011

Tempo Comum

Estimados irmão e irmã que se colocam no serviço do fazer ecoar a Boa Nova do Senhor.

Paz e bem!


Estamos iniciando mais um tempo litúrgico de nossa fé cristã, o Tempo Comum, também conhecido por Tempo Ordinário ou Tempo Durante o Ano, tendo início na segunda-feira após a Festa do Batismo do Senhor, prolongando-se até a Quarta-feira de Cinzas (exclusive), quando então "sofre" uma pausa até ser retomado na segunda-feira após a Solenidade de Pentecostes, terminando nas vésperas do primeiro domingo do Tempo do Advento. 



Como se pode perceber, este tempo ao qual estamos dando início é o mais longo do Ano Litúrgico. Como atesta o Papa Paulo VI, este tempo "goza de força sacramental e especial eficácia para alimentar a vida cristã". 

Por isso, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética traz algumas sugestões para se bem viver este tempo litúrgico.

1. O Tempo Comum (TC) do ano litúrgico prolonga no dia-a-dia "o sabor da festa pascal", dá um sentido à vida e às lutas, reconcilia-nos com o que é comum e rotineiro e nos ajuda a descobrir e vivenciar nos acontecimentos a presença da Páscoa de Cristo em realização na história. Nele celebramos todo o mistério de Cristo em sua plenitude e globalidade. 

2. A liturgia do TC proclama a esperança atuante e amorosa do Senhor que, pela ação santificadora e transformadora do seu Espírito, realiza a Páscoa nas situações mais comuns de nossa realidade humana, como: trabalhos, encontros, conflitos, cansaços, convivência, lutas lazer, tornando-a, aos poucos, nova e ressuscitada.

3. Os primeiros domingos do TC fazem uma ligação maior com a festa da Epifania e nos motivam a adorar o Senhor que se manifesta no anúncio de Sua missão e no chamado dos primeiros discípulos. Nos demais domingos, recordamos os fatos que marcaram a missão de Jesus. Os últimos domingos do Ano Litúrgico lembram a dimensão escatológica e nos alimentam na esperança da vinda do Senhor.

4. A celebração dominical deve ser, então, o grande encontro da comunidade cristã - assembleia pascal e festiva - reunida para fazer memória da Páscoa de Jesus, presente em sua vida, dando-lhe sentido e direção. 

5. É necessário e indispensável ligar a celebração semanal da Páscoa com os apelos que nascem na vida, seja da religiosidade popular, das pastorais, das lutas pela vida, seja com a solicitude pela paz mundial e convivência harmoniosa entre as nações. 


6. Além da tônica pascal, o que caracteriza cada domingo do TC é o Evangelho do dia que, neste ano de Mateus, e sobretudo no período do TC, vai de domingo a domingo, mostrando-nos que os verdadeiros seguidores de Jesus, que querem ver e seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida, de algum modo terão que ser  "pequenos" neste mundo; que o Pai dá mais chance aos que são excluídos e rejeitados, do que aos bem instalados; proclama que os pobres serão felizes no Reino e apresenta "gente de nada" com quem Cristo se identifica em nossas relações humanas (cf. Mt 25,31-46). Evangelizados na escola de Mateus, vamos nos educando para o espírito de renovação, partilha e gratuidade, que é característico da celebração da Eucaristia. 


7. Algumas ações simbólicas dão ao domingo a característica de Páscoa semanal: a comunidade reunida, a proclamação da Palavra de Deus e a ceia do Senhor, ou ceia fraterna (ágape), no caso das celebrações da Palavra. A comunidade encontre sua maneira de vivenciar cada um desses gestos como expressão criativa e inculturada de sua vida e compromisso de fé. 


Esperamos que neste Tempo Comum possamos partilhar a presença amorosa e misericordiosa de nosso Deus Uno e Trino manifestada na cotidianidade e na simplicidade dos fatos. 




Em Cristo Jesus,

Coordenação Arquidiocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética.





Vídeo sobre o Ano Litúrgico


 
Powered by Blogger